Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

9 de dezembro de 2011

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro - breve nota sobre sua arquitetura

Giovana Straioto de Souza Keuper (bailarina clássica) e
Luciana de Barros Mendes (atriz e dançarina de sapateado)
Localizado na região da Cinelândia, na Praça Floriano, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro desperta interesse pela sua beleza arquitetônica e por ser um berço para a dança, a música e o teatro.

Vista frontal do Theatro Municipal da cidade do Rio de Janeiro, depois de sua obra de restauração, em comemoração ao seu centenário. Foto de Giovana Keuper, 2010

          Em 1904, o Rio de Janeiro era a capital federal e tinha como prefeito, Pereira Passos, cujo projeto de governo era a modernização da cidade, inspirado na reurbanização da cidade de Paris, na França. A construção do Theatro Municipal foi uma cópia reduzida da Ópera de Paris, projeto do arquiteto Francisco de Oliveira Passos. Segunda obra do chamado "triângulo da cultura", que compõe junto com a Escola (atual Museu) Nacional de Belas Artes (1908) e a Biblioteca Nacional (1910), foi inaugurado em 14 de julho de 1909, pelo presidente da Republica Nilo Peçanha, porém não há menção do primeiro espetáculo realizado no Theatro. Sabemos que o evento contou com a presença da musicista Chiquinha Gonzaga. O Theatro Municipal possui um papel social de grande relevância, contribuindo na formação cultural de cariocas, brasileiros e pessoas de diferentes nacionalidades. Apresenta uma variedade de espetáculos, nacionais e internacionais, proporcionando o acesso a todos com espetáculos a preços populares. 

Consulte:
WEID, E.V.D. “Bota Abaixo”. In Revista História Viva. Vol. IV, Rio de Janeiro, p.78 – 83 , fev . 2004.
O GLOBO. “O novo Theatro Municipal: o restauro e a modernização da maior casa de espetáculos do país.” Rio de Janeiro, 28 de maio de 2010.

Um comentário:

  1. Como os jornais contaram o início dessa história: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=1267

    ResponderExcluir