Tatiane Souza
O RESPEITO AO DIREITO À INFÂNCIA
Ainda nos dias de hoje, mesmo na ausência de guerras mundiais, negligenciamos os direitos das crianças viverem e
conviverem com qualidade a
História, a Educação, o Lazer, a Saúde...
Meu primeiro contato com os
preceitos de Janusz Korczak foi no curso de extensão em Pedagogia Social,
oferecido pelo Projeto PIPAS-UFF, em uma palestra da professora Monica
Picanço, no dia 24 de abril de 2014. Suas ideias permanecem atuais e
conhecê-las só nos reforça a certeza da necessidade de um maior cuidado e afeto
para com essa fase primária. Assim como Rousseau e Pestalozzi, Korczak via o amor como primordial,
desconfiando da exclusividade da razão no desenvolvimento humano.
Médico e pedagogo, seu verdadeiro nome era Henryk
Goldszmit, mas adotou o pseudônimo de Janusz Korkzac. Pregava o respeito a todos, independente da idade. Para ele, as crianças
não iriam se tornar pessoas no futuro, por já serem pessoas. Assim como a centralidade do amor, a autogestão da criança
fazia parte de sua proposta pedagógica, que também se valia do método de observação empregado na medicina. Humanista e espiritualista,
defendia o desenvolvimento da autonomia da criança.
Nasceu em 22 de julho de 1878, em Varsóvia, Polônia. Além de médico pediatra e pedagogo, foi radialista e activista social. Judeu, foi assassinado em 05 de agosto de 1942, em Treblinka.
Em 1901, começou a dar aulas se
aprofundando na teoria de Pestalozzi. Criou uma metodologia de ensino a partir
de uma “caixa de surpresas”, da qual tirava objetos que contextualizava através de diversos conteúdos e aplicações. Em 1911, começou a buscar mais iuntensamente uma pedagogia que, além de ajudar, transformasse a vida das crianças.
Em1912, inaugurou o orfanato “Lar das
crianças”, depois conhecido como “República das Crianças”, cuja filosofia era de defesa de uma sociedade compreensiva e respeitosa para com
as crianças. Essas, por fazerem parte do processo de transformação social, não poderiam ser consideradas como sujeitos passivos. Assim, para Korczak, olhar a criança é ver suas
possibilidades, e não aceitar que elas sejam coibidas em seu ser ou fazer.
Como uma das precursoras da escola
democrática e pelo seu respeito às crianças, sua pedagogia serviu de base para a
“Declaração dos Direitos das Crianças” e posteriormente para a “Convenção
dos Direitos da Criança”.
Janusz Korczak não era um
teórico frio e distante, mas um homem que optou radicalmente por suas crianças. Morreu numa câmara de gás, pois não aceitou um salvo-conduto de Hitler, que
poupava a sua vida. Preferiu permanecer unido a 200 crianças do seu orfanato,
que foram despejadas e depois condenadas à morte pelo ditador nazista.
Veja o filme "As 200
Crianças do Doutor Korczak” (1990), com direção de Andrzej Wajda. Nele, você verá o contraste entre os princípios de justiça
dentro do orfanato e a prática da injustiça fora da instituição.
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Nas práticas que orientam a
proposta pedagógia de Janusz Korczak:
1. A
criança é um sujeito.
2. A centralidade é no amor.
3. Na
autogestão pedagógica, o adulto apenas auxilia a criança na busca diária de
crescimento, amadurecimento e autoconhecimento.
A organização, no “Lar
das Crianças”, depois “República das Crianças”, conta com:
· Parlamento
· Tribunal
de Arbitragem
· Comissão
Legislativa
· Comitês
· Caixas
de Cartas (onde eram colocadas sugestões, dúvidas, reclamações, e o autor
poderia ficar anônimo se quisesse)
· Jornais
· Mural
· Plebiscito
Os princípios norteadores de sua
teoria são:
1. Aprendizagem das disciplinas
com base nas práticas democráticas (simulação de tribunais, por exemplo)
2. Complementação trabalho
intelectual e trabalho manual (todos exerciam os cuidados com
a escola)
3. Aprendizagem pela explicitação, consideração e resolução dos conflitos
4. Admissão da
punição como um valor educativo apenas quando promotora de conscientização
5. Consideração da
educação como um processo coletivo
A realização desses princípios
geravam:
· Autogestão
das crianças
· Educação
pelo trabalho
· Adoção consciente
das normas estabelecidas para a vida em comum
· Domínio
de si conquistado gradualmente
· Um
sistema original de recompensas e punições (tendo em vista a sensibilidade para com o outro)
· Numerosas
formas de atividades educativas e recreativas, coerentes às necessidades das
crianças, por diversas linguagens
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PERPETUAR X TRANSFORMAR
A SOCIEDADE
A criança “acomodada” é o sonho
da educação contemporânea. A escola produz sujeitos, com um imenso risco de tornar a criança um ser humano fraco e covarde. Em sua trajetória, Korczak traduziu a dor e a perplexidade em relação à perversidade humana, produzindo uma obra
que mostra a importância da tolerância e respeito para com as crianças.
Janusz Korczak
deixou muitos escritos, dentre os quais 24 livros e cerca de mil artigos publicados
em revistas. As principais obras incluem “Como Amar uma Criança” e “O Direito
da Criança ao Respeito” que 30 anos depois, viriam a inspirar a Declaração dos
Direitos das Crianças, das Nações Unidas.
Bibliografia sugerida:
Como amar uma criança. 4º
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
O Direito da Criança ao Respeito. São Paulo. Ed. Summus. 1986.
Quando eu voltar a ser
criança. 4º ed. São Paulo: Summus,1985.
Sobre o autor:
MARANGON,
Ana Carolina Rodrigues. Janusz Korczak, precursor dos direitos da criança: uma
vida entre obras. São Paulo: UNESP, 2007.
Excelente post, estava presente nessa palestra e foi muito tocante saber que um só homem pode tanto. Cabem muitas reflexões em sua obra.
ResponderExcluirAgradecemos sua visita, Lilian. Concordamos com você: Korczak nos ensina a mergulhar na história com muita coragem. Depois de conhecê-lo, não é mais possível fazer pedagogia apenas com o intuito de reproduzir a realidade.
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