Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

23 de junho de 2013

Concentração para a passeata Candelária-Prefeitura do Rio de Janeiro, 20 de junho de 2013






















***
Parecia uma quermesse. O clima era de expectativa. E quando chegar na prefeitura, faz o quê? Ouvi um cara dizer "deixa os almofadinhas saírem, aí...". Máscaras de Anônimos custavam 10 reais. Muita gente. Classe média em sua maioria. Jovens. Engravatados. Estudantes. Professores. Muita gente. Protestos e presença de homossexuais ou simpatizantes. Ida. Encontro com os bombeiros. O pessoal das vans. O acende e apaga das salas e apartamentos para mostrar adesão. As parcas palavras de ordem. Algum silêncio. O xingamento ao Cabral. Fotos, muitas fotos. Mamãe, saí do Face e tô aqui, ó! Fotógrafos e alguns repórteres também anônimos. Como anônimo era o carro de som que anunciava a presença da cavalaria e do batalhão de choque na Prefeitura. Segue-se assim mesmo. Estação da Cidade Nova: fechada. Gritos à frente. Corre-corre. Por que? Cara de medo nas pessoas. Segue-se assim mesmo. Bombas. Gente voltando. Tem caveirão. A multidão se volta e tenta se manter calma. Não corre. Não corre. Alguns caras e muitas outras pessoas passam em sentido oposto. Eles seguem assim mesmo.

PS - Pena não ter fotos da passeata. Só da concentração. Durante a caminhada, preferi guardar a máquina e curtir até onde desse.

Um comentário:

  1. Lindas palavras sobre a manifestação.Estava presente e acredito que foi um momento de reflexão sobre os próximos passos do país.

    ResponderExcluir