Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

14 de junho de 2013

Rio 7X7


São 7 autores, 7 contos cada, 7 diferentes pontos de vista sobre a cidade do Rio de Janeiro:
Dailza Ribeiro => empresta voz a 7 crianças contemporâneas e suas questões.
Martha Estima => contos de chegadas e partidas no Rio
Edna Bueno => parte dos 7 dias do Gênesis para escrever 7 contos
Armando Moya => 7 momentos de um maldito apaixonado em uma noite na Lapa
Rogério Klein => 7 dias de uma semana de uma família de Copacabana
Claudia Vieira => 7 contos, 7 protagonistas mulheres
Morgana Masetti => contos a partir de notícias de jornal
 
***
Edna Bueno nos passou o esquema de que serviu para escrever os seus contos

Seguindo os dias descritos no livro do Gênesis, ela criou suas histórias. Veja abaixo os títulos dos contos correlacionados às passagens bíblicas.
1. As luzes da cidade - Que haja luz! E a luz começou a existir.
2. O céu de cada dia - Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes. E a essa divisão, Deus deu o nome de céu.
3. Caminhos de terra e mar - Que a água que está debaixo do céu se junte num só lugar a fim de que apareça a terra seca. E assim aconteceu.
4. Horizontes - Que haja luzes no céu para separar dia e noite e para marcar os dias, os anos, as estações. E Deus fez duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite.
5. Águas e asas - Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos e que na terra haja aves que voem no ar! Assim Deus criou os grandes monstros do mar, e todas as espécies de seres vivos que em grande quantidade se movem nas águas, e criou também todas as espécies de aves.
6. Passarela do Samba - Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos e selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E assim aconteceu. Então Deus criou os seres humanos, com poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os que se arrastam pelo chão. Ele os criou homem e mulher.
7. Manhã de Sábado - No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então, abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado.
***
Trecho de Passarela do Samba
Edna Bueno
Brigaram fazia um mês, briga drástica e definitiva. E a diretoria cobrou o compromisso com o desfile: teriam que cumprir, defender a verde e rosa. Lado a lado, um e outro. José Adão nervoso ajeitava a fantasia de nobreza no corpo. Mais de hora na concentração, Eva Maria nada. Mestre-sala e porta-bandeira, bela brincadeira do destino – fosse o derradeiro encontro, nem mais turnê, nem apresentação. E aí? Tudo bem, como vai? Aguentar a soberba dela? Sorrir, como se nada houvesse acontecido? O show tem que continuar, lhe dissera o diretor de harmonia, aliás passando por perto no exato momento. Seguiu-o, sabia que gostava de uma pinga, com ele deu uns goles numa Salinas da mais alta qualidade.
– Já chegou a moça, rapaz? Ela vem, não é besta de não vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário