Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

14 de maio de 2012

Aterro do Flamengo (ideias de Lota)


Elisabeth C.N.A.Macedo
          Olá João Pedro.
          como você é recém-chegado da Bahia e não conhece bem o Rio de Janeiro, resolvi te descrever um lugar da cidade que eu adoro: o Aterro do Flamengo. Este lugar é lindo, todo gramado, cheio de coqueiros, de quadras de esportes, praia e vários caminhos. É um luxo passar por ali. A visão é exuberante. Mas não foi sempre assim. Para que o parque surgisse, parte do bairro foi aterrado. O projeto foi idealizado por Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Ela não fez universidade, mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas. Para aterrar a área, o morro de Santo Antonio foi desmanchado a jatos d'água. A mesma draga que abriu o Canal do Panamá retirou areia do mar para criar a Praia de Botafogo.
      Lota teve a ideia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte também foram ideia dela. São alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações.
      O governador na época, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis: o paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira. Todos sob a liderança de Lota.
       Sugiro um roteiro muito legal: do aeroporto Santos Dumont à enseada de Botafogo. No caminho, você vai encontrar as mais diversas atrações: o Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Museu Carmem Miranda e o Monumento a Estácio de Sá – fundador da cidade. Um espetáculo interessante é a troca da guarda promovida pelas três Forças Armadas, sempre no primeiro domingo de cada mês, no Monumento dos Pracinhas. Também aos domingos e feriados o Aterro e suas pistas de rolamento ficam inteiramente liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer.
       Então é isso, meu amigo. Espero que você siga minha sugestão para conhecer um pouco mais do nosso lindo Rio de Janeiro.
       Beijos!
***
Parque do Flamengo
Área: 1.325.590m2
Inauguração: 1965 (Museu de Arte Moderna - 1958)
Monumentos: aos Mortos na 2 Guerra Mundial (dos Pracinhas); e a Estácio de Sá (de Lúcio Costa)
São 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas.
Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies, encontra-se a talipot (Corypha umbraculifera),que floresce apenas uma vez e morre. (Fonte: http://recicloteca.org.br/blog/index.php/2010/11/22/no-clima-das-arvores-2/)
Aterro do Flamengo. Foto Nelson Kon



Lota Macedo Soares (na foto, a roteirista de um filme que conta a vida da paisagista e seu romance com Elisabeth Bishop) / TVE: De Lá Pra Cá - 14/11/2010

Árvores floridas colorem o alto e o chão do Aterro do Flamengo, próximo ao Museu de Arte ModernaFotos: Márcia Foletto

Nenhum comentário:

Postar um comentário