Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

15 de maio de 2012

CineOca


O CineOca, o mais novo cineclube da Grande Tijuca, inaugurou suas atividades no dia 12 de maio, às 18h.
A estreia do CineOca na "Aldeia Maracanã", localizada no antigo Museu do Índio, vizinho ao estádio Maracanã, com entrada pela Radial Oeste, em frente à linha do trem, entre as estações do Maracanã e São Cristóvão. É o prédio do antigo Museu que pertence ao Ministério da Agricultura e foi rebatizado de “Aldeia Maracanã” desde o dia 20 de outubro de 2006. Atualmente, 35 indígenas de várias etnias mantém a ocupação do espaço.
A ideia do cineclube surge, então, para movimentar a cultura local: trazer debates, filmes diversos, democratizar o acesso à cultura.
Porém, há uma questão maior e urgente envolvida: a atividade surge, também, pela necessidade de manter a ocupação da Aldeia neste espaço, devido ao risco que ela corre de ser removida por conta da Copa do Mundo de 2014. O poder público não é claro, mas há especulações sobre a construção no local de um shopping e até mesmo de um estacionamento. Assim, convocamos a todos a se juntar à causa e ter um ótimo fim de tarde, com muitos filmes e debates interessantes.
A sessão teve início às 18:00 e foi seguida de debate com Téo Cordeiro (representante do Comitê Popular Copa e Olimpíadas – Rio); mais representantes das comissões e frentes estaduais e municipais de cultura. Mediação do Cacique Carlos Tukano.

- MULHERES GUERREIRAS, DE Kamikia Kisedje e Winti Suyá, MT, 2011, 12’
- PRIARA JÔ, DEPOIS DO OVO, A GUERRA, de Komoi Panará MT, 2008, 15’
- NAIÁ E A LUA , de Leandro Tadashi, SP, 2010, 13’
- Vozes da Missão - Favela do Metrô, de Plataforma Dhesca e Witness, 2011, 5'
O evento começou mais cedo, às 11 da manhã, com um almoço, trocas de experiências, contação de histórias, exposição e venda de artesanatos.
Realização: Aldeia Maracanã
Entrada: Av.Radial Oeste S/n (Portão Verde), ao lado do Maracanã.

Apoio: Movimento Social Partido da Cultura (PCult-RJ), Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ), Cidadela/Cineclube Beco do Rato, Cineclube Tela Brasilis, Imaginário Digital/Festival Visões Periféricas.

Contato: 21-8362-1472 / 7479-7046 (Apurinã) // 21-8376-5987 (Tukano)


Foto de Marcia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário