Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

15 de abril de 2012

Visita à Aldeia Maracanã - sentimentos

http://todosomosindigenas.blogspot.com.br/
Mirza da Silva Albuquerque Santos
Uma das atividades da disciplina  "Estudos interdisciplinares do Rio de Janeiro" deste ano foi a visita, no dia 25 de março, ao antigo Museu do Índio no Maracanã, um lugar extremamente rico em história e completamente pobre em preservação.  Lá, foi possível perceber que, em relação à trajetória do resgate cultural indígena,  a ignorância nos assola e nos corrompe a cada dia. Um sentimento de impotência me invadiu. Onde estava, em todos esses anos, a “carioca da gema”? Nascida e criada no Rio de Janeiro, nem me dei conta da luta ainda em curso contra os indígenas e sua cultura, bem em solo urbano. Vivemos na ilusão! Índio não vive pelado dentro das Matas Amazônicas.  Índio sou eu e você.
http://www.ecodebate.com.br/2010/03/13/rj-indios-querem-salvar-o-antigo-museu-do-indio/Foto Norbert Suchanek
Em uma rápida pesquisa pela internet, constatei  que a luta é desigual, que as militâncias estão enfraquecidas, que poucos lutam pela causa da restauração do museu e, no reconhecimento da cultura indígena como patrimônio cultural, políticos e autoridades que apoiavam o movimento, calaram-se.  Hoje só quem se interessa pelo espaço cultural são os defensores dos direitos humanos e professores  que reconhecem a importância da cultura na educação de um povo. 
Registro da visita. Gravamos tudo em video. Eu carreguei o equipamento.
É muito desanimador olhar para nossa cidade com tanta história cultural, relíquias que dinheiro algum poderá comprar ou corromper, ser simplesmente demolida pela ganância de interesses financeiros e políticas urbanas equivocadas. Homens que deveriam levantar a bandeira do Rio de Janeiro com orgulho, levantam a poeira das demolições em nome da vaidade e da cobiça, sabedores da sua impunidade. Não sei qual será o futuro do prédio do Museu do Índio no Maracanã e nem dos indígenas que lutam pelo resgate de seus direitos como  Povos Originários. Confio que a justiça seja feita nem que seja em ultima instância e credibilize os direitos dos verdadeiros donos dessa terra.



Educar  é mostrar a vida a quem ainda não viu. O educador  diz: “Veja!” – e , ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente... E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria – que é a razão pela qual vivemos. 
Rubem Alves

2 comentários:

  1. Saudade da Aldeia Maracanã! No próximo encontro de contação de histórias deles, se Deus quiser, estarei por lá revigorando a minha alma. Afinal nesse Brasilzão quem não é índio?

    ResponderExcluir
  2. Antigo Museu do Indio grita SOS - Povos indigenas do Brasil lutando para salvar o antigo Museu do Indio e para seu centro cultural no Rio de Janeiro.
    http://www.youtube.com/watch?v=igVmTc2zFvA

    ResponderExcluir