Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

10 de dezembro de 2012

Do Méier até o ISERJ na Praça da Bandeira

-->
No caminho de casa até a minha faculdade, vejo moradores de rua dormindo em marquises, crianças e adolescentes indo para a escola, trabalhadores em direção ao local de trabalho, veículos (muitos carros!), ônibus, motos... tudo isso, vejo, diariamente.

Tudo muda em dias de chuva, a cidade alaga (lixo fora do lixo), o engarrafamento aumenta, o rio enche e a poluição é real e sufocante.

Obras (sei que é por uma ótima causa) e fumaça dos carros agravam a situação, mas também a poluição sonora... o som dos carros nas ruas e as pessoas falando alto; um problema bem comum na nossa cidade, contribuem para piorar mais.

Pego ônibus (tipo "frescão"), gasto uns quarenta minutos quando não há engarrafamento no caminho, do contrário relaxo e durmo.

No trajeto, passo por diversos tipos de construção, casas comerciais, padarias, supermercados, farmácias, Lojas de Departamento, postos de abastecimento (também chamados de postos de gasolina), uma UPA e um Centro de Separação de Reciclagem/COMLURB, na Avenida Marechal Rondon. Passo também por outras faculdades, cursos de idiomas, escolas técnicas... porém o mais bonito é o nascer do sol e as garças frequentemente vistas se alimentando no rio Maracanã.

O estádio Jornalista Mario Filho, conhecido mundialmente como Maracanã, também está no meu percurso e passa por uma grandiosa reforma visando a Copa do Mundo de 2014.

E assim, finalmente, chego à minha linda faculdade ISERJ (antigo Instituto de Educação), instituição de ensino centenária. Seu prédio, próprio e histórico, passa por obras de recuperação, reforma e modernização, a fim de preservar sua história e memória. Tenho a honra de poder conviver no mesmo espaço onde pisaram Cecília Meireles, Anísio Teixeira e tantos outros que fizeram a história da educação do nosso país.

Por que obras para as Olimpíadas no Maracanã?
A EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) informa que o "projeto do Maracanã teve que ser desenvolvido em tempo hábil para que a reforma ficasse pronta para entrega do estádio a tempo da Copa das Confederações", disputada em junho do próximo ano.
O maior desafio e a maior oportunidade da Copa e das Olimpíadas é adequar a cidade para os eventos. Ou seja: melhorar as vias de mobilidade urbana e o sistema de veículos públicos nessas regiões para diminuir o volume de carros que circulam pela avenida Maracanã. Além disso, a reforma abrange o saneamento, os sistemas de saúde e a segurança.
As pessoas podem conhecer as obras do Maracanã, acompanhadas por técnicos responsáveis pela modernização do estádio. A previsão para o término da obra é em fevereiro de 2013.
Para fazer a visita é necessário enviar um email para:
visitaguiada@maracanario2014.com.br, nele deve constar o nome completo, número da identidade e endereço. Mas é preciso ter paciência, pois já existe uma lista de espera com cerca de mil pessoas... Haja paciência!
O Maracanã é a casa do torcedor carioca.
Haja obra... passando pela Radial Oeste... Haja reforma...
Torço para o Brasil chegar inteiro à final da Copa. Torcem todos. Somos uma nação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário