Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

30 de maio de 2011

O Rio de Janeiro, capital do reino

O livro, de Ilmar de Mattos, Luis Affonso de Albuquerque e Selma de Mattos, com linguagem compreensível e atraente, narra o dia-a-dia do Rio de Janeiro no período da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808. E descreve os aspectos da cultura material e das mentalidades de um Brasil Colonial que precisa, de uma hora pra outra, se tornar um reino.

É ricamente ilustrado, com imagens históricas, e descrições minuciosas de ruas, igrejas e casas, revelando sutilmente a mistura dos costumes introduzidos pela nobreza portuguesa e as tradições de uma sociedade escravocrata.

É um livro paradidático, uma leitura complementar aos temas  dos livros didáticos de história para as séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio. Nas páginas iniciais, apresenta uma proposta de trabalho escolar, uma espécie de estudo dirigido bem elaborado, que dá um norte à leitura e, ao final, além da conclusão, brinda os leitores com uma cronologia e um apêndice intitulado Para saber mais, indicando outras obras para aprofundar o estudo sobre a vida no Rio de Janeiro, capital do reino.
Monica Vallim

2 comentários:

  1. onde eu posso baixa-lo?

    ResponderExcluir
  2. Não sei se o livro está disponível na internet. O exemplar que analisamos foi um emprestado da Biblioteca Infanto-juvenil da Casa de Rui Barbosa.

    ResponderExcluir