Produzido no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ. Nosso e-mail: cidadeeducativa@googlegroups.com

28 de maio de 2011

Visões do Rio de Janeiro colonial

O livro Visões do Rio de Janeiro colonial - antologia de textos (1531-1800) foi organizado por Jean Marcel Carvalho França. Nele, o leitor encontrará 35 descrições do Rio de Janeiro compostas por viajantes estrangeiros.
 Uma delas é a de Pero Lopes de Souza, retirada do Diário da Navegação, publicado pela primeira vez por Varnhagen em 1839. Contudo, a edição preparada pelo comandante Eugênio de Castro, em 1940, é considerada a mais autorizada.
A expedição descrita no diário de Pero Lopes de Vega aconteceu entre os anos de 1530-1532 e foi comandada por seu irmão Martim Afonso de Sousa. Sua missão era proteger os domínios americanos da Coroa Portuguesa das investidas de piratas e corsários, principalmente franceses. A expedição rendeu muitos frutos e um deles foi, segundo Ary da Matta, a fundação da primeira colônia regular criada no Brasil, a Vila de São Vicente, (atual São Paulo) no povoado até então conhecido como "Mercado dos Escravos".

O fragmento abaixo descreve as impressões dos expedicionários ao entrar na Baía da Guanabara, então considerada como parte de um rio.
Para ampliar, clique na imagem.
Confira a exposição virtual "Brasil 500 Anos", banco de dados de obras raras relacionadas ao descobrimento do Brasil da Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-RIO. 

Em 1947, Ary da Matta publicou um livro didático para a 3a série ginasial com várias informações sobre as primeiras expedições colonizadoras dos portugueses ao Brasil, acessível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário